terça-feira, 20 de setembro de 2011

A semana passada foi uma correria: uma vez que tinha passado o fim-de-semana em Berlim, tive de fazer todas as leituras muito rapidamente para poder acompanhar as aulas. Passei a minha semana a fazer leituras portanto.. Tentei claro enfiar outros programas pelo meio.. Duas das aulas eram na quarta, deixando-me os outros dias livres para estudar para sexta (que positivo, hein?). Não fiz muito nos primeiros dias da semana.. AH, mas tive os meus try-outs do ténis em que conheci a minha parceira - dinamarquesa e chama-se Julie. Vamos jogar às 8h manhã de qinta-feira. No mesmo dia, tive um jantar com o meu grupo de Berlim mas as meninas cortaram-se, pelo que acabei por ser eu, o Christopher (australiano) e o Patrick (Texas). Eu cozinhei esparguete à bolonhesa! Estava muito bom :)
Depois disto só tive direito a fazer qualquer coisa que não estudar na quinta.. Fui ao cinema ver o 'Crazy Stupid Love', que é muito giro e me lembrou muito de casa. No entanto, há que dizer que os bilhetes de cinema aqui são demasiado caros (85 coroas). Mas foi bom estar com uma parte do meu grupinho e ver um filme girly. É um programa diferente do habitual, porque aqui não há televisão portanto tenho de me entreter como bem me apetecer.. Nesse dia à tarde, depois de todo o meu estudo, também andei a passear aqui pela zona e descobri o Jardim mais lindo do mundo - Frederisk Have - onde prometo levar os queridos que me vierem visitar.

Na sexta-feira tive o meu buddy dinner (que foi adiado desde a semana em que a minha Mamã esteve cá). Eu, o Federico e a Maggie convidámos os nossos buddies para virem cá mas só o meu é que veio.. E acabou por ser um jantar com um buddy e muitos exchange students. O tema era cozinha do nosso próprio país mas só eu e o Federico é que cozinhámos algo típico - eu fiz um peixe branco à minhota (aqui não há bacalhau), que estava delicioso (Avó orgulhe-se de mim!), e o Federico fez a típica pasta italiana. Foi um jantar muito giro porque deu para conviver e o meu buddy é super simpático, e conta-nos imensas coisas sobre a cultura dinamarquesa! :) A seguir ao jantar arrumei tudo e adormeci de imediato, tal era o cansaço da semana.
Sábado foi um dia mais-ou-menos calmo: acordei cedo e fui-me inscrever no ginásio e tive o meu primeiro workout. Depois vim para casa e tive de estudar. E porquê? Pois bem.. quando chegou sexta-feira eu estava mesmo feliz porque tinha muito tempo para fazer todos os meus readings (eu só tenho aulas às quartas e sextas, por enquanto), achava eu. A minha aula de sexta foi mudada para terça (hoje, portanto), pelo que tive de estudar tudo assim muito intensivamente neste curto espaço de tempo. E para adicionar mais trabalho à coisa, o meu grupo de Business Strategy tinha de dar feedback numa apresentção hoje.. Mas CONSEGUI! Fiz todas as leituras e sobrevivi :) E ainda fiz outras coisas pelo meio!

No sábado à noite, depois de todas as leituras, fui com a Elizabeth e a sua melhor amiga Katrina (que estava de visita) até à house-warming party da Pauline - a minha amiga francesa. Foi muito agradável e ela encontrou uma casinha bem engraçada, mesmo ao pé da estação de metro! Não me vim embora tarde porque estava meio adoentada e domingo tinha um programa mais familiar!

No domingo, para não variar, acordei antes do despertador tocar.. Nao houve muito problema porque deu para estudar qualquer coisa antes de me arranjar para ir ter com o Jens e a sua família. Lembram-se dele? É o amigo dinamarquês do meu Pai :) Ele e a sua família convidaram-me para ir almoçar a casa deles e depois ir até Louisiana, para ver o museu de arte moderna. Foi mesmo engraçado! Primeiro de tudo foi um family time (algo que não tenho há coisa de um mês) e depois é sempre diferente presenciar a cultura dinamarquesa :) Apanhei o comboio para Lyngby, onde o Jens me foi buscar. Lyngby e Virum já pertencem aos subúrbios mas são as cidades mais lindas do mundo. Têm casinhas pequeninas como nos filmes - os telhados têm de ser de certo material, não podem ter mais de x andares, estão rodeadas de árvores e outro tipo de vegetação e há lagos e imensos espaços verdes por todo o lado. Quando cheguei a casa deles fiz uma coisa pela qual estava ansiosa: tirei os sapatos. Os dinamarqueses não andam de sapatos dentro de casa.. É pouco higiénico. Depois disso, tive um almoço 'em família' tipicamente dinamarquês: smorebrod. É constituído por fatias de pão com coisas no topo (eu experimentei o peixe cru que eles comem aqui e um patê de porco óptimo!). Depois de almoço dirigimo-nos até Lousiana, para visitar o museu. Lousiana por si não tem nada.. as pessoas vão lá só mesmo para visitar o museu! A história do museu é igualmente interessante: um senhor rico tinha uma casa no meio do campo e adorava arte, pelo que decidiu transformar a casa numa galeria. Com o tempo, sentiu a necessidade de expandir a casa mas não queria estragar toda a vegetação e paisagem que a rodeava, então decidiu construir o museu underground. É mesmo bonito, o museu encontra-se ao pé da costa, com uma grande vista para o mar. A exposição em si era igualmente boa: LIVING. Fala sobre casas diferentes e as diferentes maneiras de viver, como forma de self-expression. Depois da exposição vim para casa :)
O meu dia não ficou por aí, no entanto.. Nessa noite tive a house-warming party das Gregas (do meu grupo de Berlim). Ora bem, demorei uma hora a chegar a casa delas! Jantámos as 22h30 e fiquei lá até às 2h30 da manhã. Quando voltei para casa, estava tanto tanto frio. O 'grupo de Berlim' é um grupo super engraçado porque nos damos super bem e conhecemo-nos todos por acaso: na primeira noite em que estivemos em Berlim fomos todos a um restaurante muito duvidoso e não havia mesas suficientes para todos, então nós acabámos por nos sentar todos juntos.

Depois de uma chegada tão tardia a casa seria de esperar que acordasse tarde na segunda-feira de manhã.. mas não. Acordei cedo e estudei.. E fui ao ginásio! De resto não fiz mais nada na segunda-feira. Dull. Hoje foi mais ou menos a mesma coisa.. Acordei antes do alarme e estudei. Encontrei-me com o meu grupo de Business Strategy e tive a aula. E vim para casa. A maior novidade do dia é que me queimei na mão, enquanto tentava tirar uma coisa do forno. Isto não está nada bonito e dói muito.. Acho que será uma história a contar aos meus filhos: 'esta marca que tenho na mão foi de quando vivi sozinha na Dinamarca'.

Acho que já está aqui uma grande descrição. Certamente alguns de vocês nem conseguiram chegar ao fim de uma só vez portanto aqui vai um grande beijinho do quarto mais acolhedor de Copenhaga! Tenho saudades vossas e espero notícias :)

P.S. Sabem que podem comentar, sim?

1 comentário:

  1. Tou a adorar tudoo.. Parece estar a ser mesmo fun! Faz me ter vontade de ir embora outra vez!(:
    Adoro que tenhas mil amiguinhos já!!!
    Love you

    ResponderEliminar