quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Aarhus for 2

Na terça-feira fui então em direcção a Aarhus - a segunda maior cidade da Dinamarca, que não é de todo grande. Perdemos o primeiro autocarro, mas acabámos por seguir no autocarro das 14h e chegámos à cidade as 18h. Para lá chegar, não só se andar de autocarro como também se tem de andar de ferry. Imaginem o meu excitamento quando finalmente chegámos ao destino. Já não podia mais com aquela longa viagem!
Nesse primeiro dia fomos logo procurar por um sítio para ficar (sim, foi mesmo ir à descoberta sem nada reservado). Ficámos num hostel muito simpático.. na primeira noite num dormitório com outras duas raparigas (que decidiram acordar muito cedo e ser muito barulhentas) e na segunda num double room com wc só para nós.
Depois de finalmente acomodadas, fomos passear pela pequena cidade. Andámos mesmo sem rumo e demos logo conta de uma coisa muito engraçada/sinistra: as ruas em Aarhus têm o mesmo nome que as ruas em CPH. Será que acontece com os outros lugares da Dinamarca?! Reparámos também que ao contrário de CPH, Aarhus é um pouco menos plano com alguns altos e baixos (mas nada de muito agressivo). E por fim, como a Dinamarca é um país com muita água e isso tudo, é claro que havia um canal com mil restaurantes, onde nós acabámos por jantar. Digo-vos já que comi mesmo muito bem: um risotto de lagosta maravilhoso.
Já jantadas decidimos ir dar uma volta pela pequena cidade e ver o que era o tal festival que todos falavam que decorria.. Não era assim nada de grande, para quem está habituado ao típico festival português. Havia umas barraquinhas pelo meio da cidade, onde pessoas cantavam e faziam as suas habilidades mas nada de mais. Nada demasiado barulhento. Nada demasiado activo.. O frio era tal que decidimos retirar-nos para o quentinho do nosso lar - onde pus os olhos num televisão pela primeira vez desde que saí de casa.
Na quarta-feira decidimos ir ver a parte sul da cidade pela manhã: comi pela primeira vez Danish pastry e não fiquei apaixonada (yeah), lembrou-me pequeno-almoço de hotel. Fomos em direcção à costa, onde fomos até à praia e de seguida em direcção a um grande parque natural. O parque era tão tão grande que nos perdemos e andámos mais que muito até nos voltarmos a orientar (agora faltava aqui uma pequena ajudinha de uma carta topográfica como deve ser e o lenço de escuteira ao pescoço!). Quando finalmente chegámos à cidade, vimos uma pequena feirinha de comida e fomos à procura de um sítio para almoçar: um restaurante ao pé do canal (eu comi um wrap vegetariano). E depois houve a necessidade de desmoer o almoço e sentir que aproveitamos todos os minutos. Tivemos então umas horas mais culturais e visitámos dois museus: o museu das mulheres (que tem basicamente a evolução do papel da mulher na sociedade dinamarquesa) e o museu dos vikings (que mostra a evolução da pequena cidade de Aarhus). Ainda havia tempo, pelo que decidimos dar uma volta nas lojas mas não fomos muito bem sucedidas em compras.. Fomos ao hostel, passeámos mais um bocadinho e jantámos. Quando voltámos para a nossa 'casinha' vimos o espectáculo de luzes no Hotel Royal - que era mesmo muito bonito.
Hoje de manhã, como ainda havia tempo, dirigimo-nos até ao museu da Old Town, onde acabámos por não entrar porque a história era muito similar ao dos vikings. Fomos ao 'ARos', um museu de arte moderna, que no topo tem um espectrum de cores espetacular com vista sobre toda a cidade. Há também um terraço de onde foi tirada a fotografia acima apresentada. Passámos duas horas neste museu, constituído por diferentes galerias (só não me atrevi a entrar numa sala com muito fumo, em que há medida que se entrava mais para dentro a cor mudava.. uma vez que sou claustrofóbica, deixo essa experiência para outros mais aventureiros). Depois desta manhã de arte decidimos que iríamos voltar mais cedo para CPH e apressámo-nos para apanhar o bus das 13h13 (que conseguimos!).
É uma cidade que recomendo vivamente que visitem, mas onde dois dias é mais do que suficiente para ver tudo tudo. Há muita beleza natural devido ao grande tamanho do parque que ocupa a parte sul da cidade e há muitos estudantes (a maioria das pessoas que lá vive são estudantes).

Um grande beijinho para todos os de casa com muitas saudades. É muito estranho dizer que vamos voltar a casa e depois acabar neste quarto de residência com um colchão da grossura de um fillet mignon.. <3